A modalidade "Casa Aberta" vai estar disponível, a partir desta terça-feira, para os jovens com mais de 12 anos para a vacinação de primeiras doses da vacina contra a covid-19, anunciou esta segunda-feira a task force.
SENHA DIGITAL DISPONÍVEL PARA QUALQUER CENTRO DE VACINAÇÃO
Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade "Casa Aberta" é necessário que o utente aceda ao portal e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado.
A partir desta segunda-feira, pode ser vacinado em qualquer centro de vacinação, desde que recorra a este sistema de senha digital.
Em comunicado, a task force explica que para esta modalidade "será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única".
Segundo a task force, o número de senhas disponíveis está condicionado à disponibilidade de vacinas em cada centro de vacinação.
Ao pedir a senha digital, o utente deve verificar antecipadamente no portal da afluência se o centro de vacinação pretendido tem o "semáforo verde".
A Direção-Geral da Saúde recomenda que a vacina da Janssen seja inoculada:
- Em homens com idade igual ou superior a 18 anos;
- Em mulheres com idade igual ou superior a 50 anos;
- Em mulheres com menos de 50 anos, que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos, individualizada, desde que se obtenha o seu consentimento livre e esclarecido.
Consulte aqui os horários da modalidade "Casa Aberta" nos diversos centros de vacinação.
Cerca de 150 mil menores foram vacinados contra a covid-19 no último fim de semana, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
"Cerca de 150 mil crianças foram vacinadas durante este fim de semana, esperando-se que no próximo continue a vacinação desta faixa etária e posteriormente através da casa aberta se possa continuar, para chegarmos entre as terceira e quarta semana [de setembro] com 85% de esquema vacinal completa", destacou Lacerda Sales.