O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que o Governo está preparado para vacinar as crianças dos 12 aos 15 anos contra a covid-19. Afirma que falta apenas o parecer favorável da Direção-Geral da Saúde (DGS).
“Nós estamos preparados para arrancar com a vacinação dos 12 aos 15 [anos] antes do início do ano letivo, esperando obviamente por aquilo que será a decisão final da DGS. Penso que relativamente em breve estará cá fora”, disse, acrescentando que o “Estado tem obrigação de preparar, planear e programar essa possibilidade e é isso que estamos a fazer”.
Lacerda Sales avança ainda que a hipótese de acabar com as restrições horárias no comércio, proposta pelos especialistas, não está afastada. O secretário de Estado esclarece que as decisões que forem tomadas na reunião no Infarmed, agendada para esta terça-feira, vão ter por base critérios científicos.
“A política não deve interferir na ciência, deve respeitar a ciência. Mas também não está capturada nem refém da ciência e portanto são dois âmbitos de decisão diferentes mas com certeza muitas das decisões que tomamos, ponderadas com equilíbrio técnico e com equilíbrio político são baseadas no suporte técnico e científico”, explicou ainda Lacerda Sales.
Veja mais:
- Vacinação contra a covid-19. Portugal prepara-se para uma possível terceira dose
- Covid-19. Incidência nacional acima dos 400 por 100 mil habitantes
- Agência Europeia de Medicamentos aprova vacina da Moderna a partir dos 12 anos
- Covid-19. Quase metade da população portuguesa já concluiu a vacinação
- Covid-19. Autoagendamento a partir dos 20 anos deverá arrancar na próxima semana
- Covid-19. DGS pediu duas semanas para definir posição sobre vacinação de jovens
- Covid-19. Vagas para autoagendamento esgotadas em alguns concelhos