Tribeca Festival

Meg Ryan, Kim Cattrall e Giancarlo Esposito confirmados na 2.ª edição do Tribeca Lisboa

A segunda edição do festival Tribeca Lisboa, agendada de 30 de outubro a 1 de novembro no Hub Criativo do Beato, contará com a presença de Kim Cattrall, Meg Ryan e Giancarlo Esposito. O evento alargou-se a três dias e incluirá novas localizações.

A atriz Meg Ryan na cerimónia de entrega dos Óscares, a 2 de março de 2025, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Jordan Strauss / AP

SIC Notícias

As atrizes Kim Cattrall e Meg Ryan e o ator Giancarlo Esposito vão estar no festival Tribeca Lisboa, marcado de 30 outubro a 01 de novembro no Hub Criativo do Beato, foi esta quinta-feira anunciado.

As novidades da segunda edição do Tribeca Lisboa foram reveladas em Nova Iorque, durante o festival norte-americano de cinema Tribeca, fundado pelo ator Robert de Niro e pela produtora Jane Rosenthal.

De acordo com a organização, além do Hub Criativo do Beato, o festival vai estender-se ao Teatro Ibérico e à Igreja do Convento do Beato, "reforçando o ambiente cinematográfico".

Quem serão os convidados da próxima edição?

Entre os convidados do Tribeca Lisboa estão as atrizes norte-americanas Kim Catrall, conhecida da série televisiva "O Sexo e a Cidade", e Meg Ryan, protagonizada de várias comédias românticas, e o ator italo-americano Giancarlo Esposito, que entrou em séries como "Breaking Bad", "Better Call Saul" e "The Mandalorian".

No Tribeca Lisboa também vai ser exibido o filme "Honeyjoon", da realizadora norte-americana Lilian T. Mehrel e da produtora portuguesa Wonder Maria Filmes.

Com estreia mundial prevista para esta semana no Tribeca Festival em Nova Iorque, "Honeyjoon" é a primeira longa-metragem de Lilian T. Mehrel e foi integralmente rodada na ilha de São Miguel, nos Açores, contando no elenco com Ayden Mayeri, Amira Casar e José Condessa, entre outros.

Em março passado, o grupo Impresa, parceiro do festival Tribeca Lisboa, anunciou as datas da segunda edição   crescendo para três dias  , com a promessa de "espaços melhorados, exibições aprimoradas e uma atmosfera ainda mais acolhedora".

Fundado por Robert de Niro e Jane Rosenthal

O Festival Tribeca foi fundado em Nova Iorque em 2001 como ponto de encontro do cinema independente e de novos talentos, mas foi-se transformando num evento de 'storytelling', focado na partilha de histórias em diferentes formatos.

Em 2024, o festival aconteceu pela primeira vez na Europa, tendo a organização escolhido Lisboa, numa estratégia de expansão do projeto, numa parceria com a estação de televisão SIC, a plataforma de 'streaming' OPTO  ambas do grupo Impresa  , e da Câmara Municipal de Lisboa.

Na primeira edição estiveram, entre outros, o ator Robert De Niro, a atriz Whoopi Goldberg, a realizadora Patty Jenkins, o ator e realizador Griffin Dunne e a produtora Joana Vicente.

Esta estreia não esteve isenta de críticas, pelas condições de exibição dos filmes num edifício da antiga Fábrica da Manutenção Militar, pelo preço dos bilhetes o ingresso diário custava 75 euros e o passe era 130 euros—, e pelo financiamento público obtido.

Últimas