"Foram já analisados processos de 56 das 65 pessoas falecidas no incêndio de Pedrógão. Em todos os casos foi feito um contacto pessoal com os familiares das pessoas falecidas e feita uma análise casuística da situação particular de cada um. Os processos já analisados envolvem compensações já atribuídas da ordem de 1,5 milhões de euros", anunciou hoje, em comunicado, a Associação.
Com uma dotação de 2,5 milhões de euros, o Fundo de Solidariedade foi criado pelos seguradores depois dos incêndios de junho, que devastaram mais de 50 mil hectares em três concelhos da região Centro do país (Pedrógão, Góis e Sertã), tendo provocado 65 vítimas mortais e mais de 200 feridos, segundo números oficiais.
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) adianta que "espera muito brevemente concluir a análise dos restantes casos e efetuar o pagamento das compensações devidas". No caso de beneficiários menores, a APS esclarece que tem "privilegiado o pagamento de parte da compensação em renda certa, até o menor completar os 18 ou 25 anos de idade, consoante os casos".
A APS é uma associação de empregadores, fundada em 1982, sem fins lucrativos, que reúne companhias de seguros e resseguros que operam no mercado nacional, "independentemente da sua natureza jurídica ou da sua nacionalidade".
O conjunto de associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.
Lusa