Sismo na Turquia e Síria

"É um milagre que continue vivo": cão resgatado 22 dias após o sismo na Turquia

O salvamento aconteceu na província turca de Hatay, no sul do país, quando uma equipa de resgate foi alertada pelos donos do cão da raça husky siberiano.

Reuters

SIC Notícias

Quando passam mais de três semanas após o sismo que atingiu a Turquia e a Síria, um cão foi retirado com vida debaixo dos escombros. Aconteceu na província turca de Hatay, quando uma equipa de resgate foi alertada pelos donos do cão e deslocou-se ao local, acabando por conseguir resgatar o animal, que está agora a receber tratamento.

Alex, da raça husky siberiano, esteve 22 dias debaixo dos escombros. "É um milagre que continue vivo, sem comida nem água durante tanto tempo", disse à agência Reuters Osman Polat, um dos socorristas que participou na operação.

"Havia um pequeno buraco no meio dos escombros, através do qual conseguimos alcançar o cão, depois de escavarmos com as mãos", explicou.

O insólito salvamento foi efusivamente celebrado pelos donos e pela equipa de resgate.


Dezenas de cães e gatos foram salvos em operações de resgate semelhantes, muitas vezes quando os socorristas tentavam localizar e retirar pessoas presas nos escombros.

Também esta semana, um cavalo foi resgatado com vida dos escombros, na província de Adıyaman, 21 dias depois do sismo. As imagens foram inicialmente partilhadas nas redes sociais por um empresário turco e a veracidade das mesmas confirmada pelo Ministério da Agricultura da Turquia

Os sismos de 6 de fevereiro, com epicentro em território turco, ao qual se seguiram várias réplicas, algumas delas de forte intensidade, provocaram mais de 50 mil mortos na Turquia e na Síria.

Últimas