Duas pessoas foram encontradas esta quinta-feira com vida entre os destroços de edifícios que desabaram na província turca de Karamanmaras, dez dias depois dos sismos que atingiram a Turquia e a Síria.
De acordo com as televisões turcas, uma das sobreviventes tem 30 anos, foi resgatada depois de várias horas de trabalho de desencarceramento por equipas de salvamento no local, e transportada para um hospital.
Este salvamento ocorreu horas depois de uma adolescente de 17 anos ter sido encontrada entre os escombros de um prédio, ma mesma localidade, o epicentro do primeiro de dois sismos que assolaram a Turquia e a Síria, a 06 de fevereiro, com 7,7 e 7,6 graus de magnitude na escala de Richter.
De acordo os dados mais recentes, os dois tremores de terra causaram 36.187 mortos e 108.000 feridos na Turquia.
Na Síria, foram contabilizados cerca de cinco mil mortos.A região afetada pelos dois sismos estende-se por 100.000 quilómetros quadrados, onde habitam 14 milhões de pessoas.
Governo turco empenhado em construir casas
A cidade turca de Antakya, no província de Hatay, foi uma das mais afetadas pelo sismo da última semana. Nesta altura, as equipas de resgate continuam à procura de sobreviventes, como nos contam os enviados da SIC, o repórter Diogo Martins e o repórter de imagem, João Venda.
O Governo turco está empenhado em construir casas. Na cidade de Pazarcik, em que foi registado o epicentro do sismo, a normalidade parece estar de regressar. As operações de resgate terminaram no fim de semana e decorrem as demolições.
O Governo turco decidiu antecipar o pagamento de pensões e subsídios, que este mês vão ser o dobro do normal.