Sismo na Turquia e Síria

Último balanço aponta para mais de 33 mil mortos na Turquia e Síria

Os números atualizados este domingo referem também que 92.600 pessoas ficaram feridas neste desastre natural.

DILARA SENKAYA/ Reuters

Lusa

SIC Notícias

Pelo menos 33.179 pessoas morreram em consequência do violento sismo que abalou na segunda-feira a Turquia e a Síria, indicam dados oficiais divulgados este domingo.

O sismo de magnitude 7,8 matou 29.605 pessoas no sul da Turquia, informou a Afad, a organização de socorro do país, enquanto as autoridades contabilizaram outros 3.574 mortos na Síria.

Os números atualizados este domingo referem também que 92.600 pessoas ficaram feridas neste desastre natural.

Os dois países foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Seis dias depois do sismo que abalou a Turquia e a Síria ainda continuam a ser encontrados sobreviventes. Nas últimas horas, são vários os casos que dão esperança. O mais recente, uma mulher de 64 anos que foi retirada dos escombros de um prédio na Turquia.

Os socorristas portugueses resgataram uma criança de 10 anos, na localidade de Antáquia, na Turquia. A equipa está a procurar sobreviventes do sismo que abalou o país na segunda-feira. O Presidente da República felicitou o comandante da força portuguesa.

Seis dias depois do violento sismo, Baran foi resgatado com vida. A Força Operacional Conjunta portuguesa está na localidade de Antáquia, região de Hatay, na Turquia, uma das cidades mais afetadas pelo sismo.

A criança vivia num edifico de três andares juntamente com a mãe e o irmão. O pai acompanhou todo o processo de resgate.

Baran foi localizado por um dos 6 cães da equipa portuguesa, depois de um alerta de um popular.

A operação levou quatro horas, Baran foi estabilizado pela equipa médica do INEM.

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o comandante da força portuguesa. Uma equipa composta por 52 elementos, cinco da proteção civil, 15 sapadores de bombeiros de Lisboa, 26 militares da GNR
e seis elementos do INEM.


Baran foi transportado para o hospital local e transferido de helicóptero para uma unidade de saúde em Istambul. As últimas informações é que estável e reunido com o pai.

Últimas