Sismo na Turquia e Síria

Equipa portuguesa resgata criança na Turquia

Aconteceu em Antakya, na Turquia, uma cidade totalmente devastada pelo sismo.

Petros Giannakouris

Rita Rogado

Este sábado, a Força Operacional Conjunta Portuguesa resgatou uma criança de 10 anos, em Antakya, na Turquia, uma das cidades mais afetadas pelo sismo de segunda-feira.

A equipa conseguiu resgatar uma criança de 10 anos em Antakya, na região de Hatay, ao terceiro dia da missão. A SIC sabe que a criança resgatada é um rapaz e chama-se Baran.

A cidade turca de Antakya ficou praticamente destruída. A televisão britânica Sky News relata um “cenário de terror”, com corpos alinhados pelas ruas à espera de serem identificados por familiares. No entanto, também há finais felizes.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil partilhou uma fotografia no Twitter.

A mesma fotografia foi partilhada por Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil:

"Uma alegria sem precedentes! Ao terceiro dia de missão, a Força Nacional portuguesa na Turquia resgata com vida uma criança presa nos escombros! Anos de treino, exercícios e formação... Não há melhor recompensa!".

A equipa portuguesa, que partiu para a missão na quarta-feira, tem 52 elementos da Proteção Civil, GNR e Emergência Médica, incluindo seis cães. Estão divididos por duas equipas que fazem turnos de cerca de 12 horas cada uma.

A Síria e a Turquia foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um sismo de 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas. O número de motos ainda não está fechado: há, para já, a confirmação de mais de 25 mil vítimas mortais, cerca de 22 mil só na Turquia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “felicitou calorosamente” o comandante da força portuguesa que salvou a criança.

Marcelo Rebelo de Sousa "felicitou calorosamente o comandante da Força Operacional Conjunta portuguesa" (…) pedindo-lhe que transmitisse a toda a equipa a expressão de reconhecimento dos portugueses", lê-se numa mensagem publicada na página da Presidência na Internet.

Últimas