Na sequência do pedido de ajuda feito esta quarta-feira por Damasco, a Comissão Europeia comunicou o envio de uma verba de 3,5 milhões de euros para a Síria, destinados a financiar o acesso de desalojados a abrigo, água e saneamento, bem como a sustentar operações de busca e salvamento.
O balanço do sismo de segunda-feira na Turquia e na Síria ultrapassou os 11.200 mortos, de acordo com os números oficiais divulgados até agora.
Na região síria afetada pelo forte sismo, seguido de várias réplicas, estão também a ser ajustados programas já existentes de ajuda humanitária para enfrentar a crise, nomeadamente junto de instalações médicas, com fornecimento de material médico, comida e água e ainda na reparação de infraestruturas danificadas.
A Turquia recebeu já uma verba inicial de três milhões de euros, a que acresce o envio de 31 equipas de busca e salvamento e cinco equipas médicas, de vinte Estados-membros, incluindo Portugal, Albânia, Montenegro e Sérvia. No total, as equipas de socorristas incluem mais de 1,500 elementos e cem cães treinados para busca e salvamento.