Sismo na Turquia e Síria

Onde se sentiu o sismo da Turquia e da Síria

A força do sismo fez-se sentir um pouco por todo o planeta. Dez minutos depois do abalo, as ondas sísmicas chegaram à Península Ibérica.

SIC Notícias

A força do sismo na Turquia e na Síria fez-se sentir um pouco por todo o planeta. Dez minutos depois do abalo, as ondas sísmicas chegaram à Península Ibérica e as estação dos Estados Unidos também registaram este terramoto.

Nas imagens deste vídeo, a estrela assinala o epicentro do sismo na Turquia e os pontos azuis e vermelhos são estações sísmicas: o vermelho representa o movimento vertical de subida e o azul o movimento de descida. Juntos mostram as ondas sísmicas e a velocidade a que chegaram a diferentes áreas do planeta.

O abalo de 7,8 foi registado à 01:17 e cinco minutos depois as estações sísmicas do centro da Europa começaram a registar as ondas sísmicas.

Pouco depois da 01:30 também as estações portuguesas sentiram as ondas sísmicas, que atravessaram o Oceano Atlântico e que se fizeram sentir por todo o continente americano com destaque para os Estados Unidos.

A Proteção Civil italiana chegou a emitir um alerta para um possível tsunami na costa italiana, mas tal não se verificou. Houve sim, na costa da Turquia, mas de pequena dimensão sem causar ainda mais estragos.

Últimas