Sismo na Turquia e Síria

Sismo na Turquia: Atsu foi encontrado e está hospitalizado com dificuldades respiratórias

O ex-jogador do FC Porto era um dos muitos atletas desaparecidos nos escombros provocados pelo terramoto na Turquia, mas há já alguns encontrados mortos. As competições desportivas foram suspensas pelo ministro da Juventude e do Desporto.

Escombros em Kahramanmaras do terramoto na Turquia
CAGLA GURDOGAN/Reuters

SIC Notícias

As competições desportivas estão suspensas na Turquia e há atletas desaparecidos, sendo que alguns já foram encontrados sem vida.

Eyup turkaslan é uma das vítimas mortais da catástrofe na Turquia.

Era guarda-redes do Malatyaspor da segunda divisão turca, tinha 28 anos e foi encontrado sem vida.

O treinador da equipa disse que tinha dado folga aos jogadores e que muitos deles não estavam na cidade, mas Eyup estava.

Ele e Baris Basdas, o defesa de 33 anos saltou do segundo andar da sua casa e feriu-se gravemente num pé, acabando por ser transportado para o hospital e conseguir salvar-se.

Os portugueses e Atsu

Na Turquia estão vários jogadores portugueses ou que passaram por Portugal. Um dos casos mais preocupantes é o de Christian Atsu. O antigo jogador do FC Porto esteve desaparecido na cidade de Hatay, uma das mais afetadas. O jogador estava debaixo dos escombros do local onde se encontrava a equipa do Hatayspor.

Christian Atsu está internado num hospital com ferimentos no pé direito e dificuldades respiratórias, mas o diretor desportivo e o tradutor do clube continuam desaparecidos.

O português Rúben Ribeiro e o cabo-verdiano Zé Luís, que jogam na mesma equipa, estão em segurança.

Outro português, Miguel Cardoso, que joga no Kayserispor, também se encontra fora de perigo, mas revelou que a mulher e os filhos sentiram o sismos e tiveram de sair de casa durante a madrugada.

Competições desportivas suspensas

A imprensa turca tem avançado que existem dezenas de desportistas desaparecidos.

A equipa de voleibol do Anatólia oriental estará soterrada nos escombros de um hotel em Malatya, onde estavam hospedados e há outras equipas e atletas na mesma situação.

O ministro da juventude e dos desportos da Turquia, Mehmet Muharrem Kasapoglu informou que todas as competições nacionais estão canceladas até novo aviso.

Um sismo de 7,8 na escala de Richter e uma réplica de 7,5 afetaram o sul da Turquia e o norte da Síria, tendo sido sentidos ainda no Líbano, Chipre e Israel.

Por volta das 04:17 horas locais (02:17 em Lisboa) a terra também tremeu em Israel, tal como revela o correspondente da SIC. Acrescenta que um segundo abalo de 6,7 na escala de Richter foi sentido oito horas depois.

Últimas