Papa Leão XIV

O mundo reage à eleição do Papa Leão XIV

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito como o 267.º Papa da Igreja Católica, assumindo o nome de Leão XIV. A eleição ocorreu no segundo dia de votação no Conclave, sendo anunciada pelo tradicional fumo branco da chaminé da Capela Sistina. Vários líderes mundiais e figuras de relevo felicitaram o novo Sumo Pontífice.

O recém-eleito Papa Leão XIV aparece na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, quinta-feira, 8 de maio de 2025.
Markus Schreiber / AP

Mariana Jerónimo

Ao segundo dia de votação, o fumo branco saiu da chaminé da Capela Sistina. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, o agora Papa Leão XIV, foi eleito o 267.º bispo de Roma e também líder da Igreja Católica. De todo o mundo chegam reações de líderes políticos e de outras figuras de relevo.

Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.

As reações em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa - Presidente da República

O Presidente da República felicitou o novo Papa Leão XIV. Numa nota divulgada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou "profunda alegria" perante a eleição de Robert Francis Prevost.

"As felicitações dirigem-se igualmente à Igreja Católica universal e, em particular, à Conferência Episcopal Portuguesa, no momento em que se abre uma nova fase na sua vida, na qual serão aprofundadas as excelentes relações entre o Estado português e a Igreja", lê-se na mesma nota.

Luís Montenegro - Primeiro-ministro

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, desejou-lhe um pontificadopleno de luz, humanismo e universalismo, promovendo a paze a compreensão num contexto internacional de instabilidade e de incerteza.

O chefe do Governo destacou ainda o "significado político" da escolha de um cardeal norte-americano para novo Papa e salientou que o nome Leão XIV indicia uma vocação para o trabalho social.

Pedro Nuno Santos - Secretário-geral do PS

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, manifestou o desejo de que o novo Papa Leão XIV seja "um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana" e prossiga o legado de Francisco.

Pedro Nuno Santos deixou ainda uma "saudação especial aos católicos portugueses, que acompanham este momento com fé, sentido de comunidade e esperança renovada".

Nuno Melo - ministro da Defesa

O presidente do CDS e ministro da Defesa, Nuno Melo, afirmou esperar que o novo Papa Leão XIV seja um líder com uma visão ecuménica num mundo difícil e apontou a fasquia elevada que herdará do legado do pontificado de Francisco.

"[O Papa Francisco] Soube unir os povos, soube aproximar a juventude da Igreja Católica, deu um exemplo absolutamente notável, deixando uma fasquia muito elevada em relação ao sucessor", sustentou.

Rui Rocha - líder da Iniciativa Liberal (IL)

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, felicitou o Papa Leão XIV, a quem desejou "sorte" e "capacidade de intervenção".

Rui Tavares - Porta-voz do Livre

O porta-voz do Livre manifestou o desejo de que o pontificado do novo Papa Leão XIV seja bom para a humanidade e para as causas da inclusão, tolerância e entendimento.

"O que nós podemos desejar é que o seu pontificado seja feito de uma forma que seja boa para a humanidade e para as causas que também o Papa Francisco defendeu, nomeadamente as da inclusão, tolerância e entendimento tão necessário em tempos tão difíceis como os de hoje", afirmou Rui Tavares à margem de uma conversa sobre Cultura na Escola do Largo, em Lisboa, onde esteve o ministro da Cultura de Espanha, Ernest Urtasun, e a copresidente dos Verdes Europeus, Vula Tsetsi.

Desejando sorte ao novo Papa, o dirigente do Livre espera que o diálogo seja "tão fértil e tão construtivo" entre quem é religioso e não o é, como foi com o Papa Francisco.

Rui Tavares lembrou que o Papa tem sempre um impacto moral e cívico. Em sua opinião, os cardeais terão tido em conta a questão geopolítica e da mensagem que querem passar com a escolha deste novo Papa.

André Ventura - presidente do Chega

O presidente do Chega, André Ventura, disse esperar que o novo Papa seja "um sinal de esperança" e de reforma e considerou que Leão XIV pode seguir os passos de Francisco numas causas, mas diferenciar-se noutras.

André Ventura saudou a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo Papa, manifestando esperança, e considerando que "é um momento importante para a Igreja Católica" e "um dia feliz e é um dia bom para todos os católicos".

"Acho que é um nome que nos dá esperança de que no futuro possamos ter uma Igreja interventiva em áreas importantes", afirmou, defendendo que é preciso uma "Igreja firme, forte em matéria de convicções, em todas as áreas, desde a espiritualidade, à imigração, ao acolhimento, ao combate à pobreza".

Paulo Raimundo - Secretário-geral do PCP

O secretário-geral do PCP afirmou esperar que o novo Papa, Leão XIV, possa prosseguir o legado do Papa Francisco, que deixou uma marca na defesa do ambiente, dos direitos sociais e da paz.

O novo Papa tem "uma grande responsabilidade que é a do legado do Papa anterior, do Papa Francisco, desde as questões da defesa do ambiente, das questões dos direitos sociais, das questões da paz", disse Paulo Raimundo.

Para o líder comunista, Francisco deixou "um legado que é necessário continuar e cumprir".

Paulo Raimundo admitiu que desconhecia o novo Papa, mas disse que daquilo que lhe foi dado a conhecer parece ser "um Papa no seguimento do Papa anterior, um homem voltado para as questões da justiça social, voltado para as questões da paz, voltado para as questões da defesa do ambiente, dos direitos dos mais desfavorecidos.

Mariana Mortágua - Coordenadora do BE

Mariana Mortágua considerou que o mundo precisa de um Papa que "denuncie a guerra" e a destruição ambiental, realçando que a Igreja tem um papel essencial na sociedade.

"Acho que o mundo precisa e merece uma voz pela paz, uma voz que denuncie a guerra, uma voz que defenda a ecologia contra a destruição ambiental, uma voz que defenda a igualdade contra a economia que mata".

Considerando que Francisco tinha essa mensagem, a líder do BE defendeu que "o mundo precisa de uma voz forte que possa lutar por estes valores que nos unem a todos".

"A igreja tem um papel essencial na nossa sociedade. E poder ter esta voz que fala a todo mundo e que fala sobre paz e sobre ambiente, ecologia, que fala sobre união, que fala sobre solidariedade, que fala sobre igualdade, é muito importante nos tempos que correm", rematou.

As reações da Igreja

D. Rui Valério - Patriarca de Lisboa

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, considera que Leão XIV "é o Papa que a Igreja e o mundo precisam neste momento".

"É com grande alegria que recebemos a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como Papa, adotando o nome Leão XIV. Estes momentos são de particular intensidade para renovar a nossa pertença à Igreja, sempre guiada pelos Pastores escolhidos por Deus para a conduzir até à vida eterna".

D. José Ornelas - Bispo de Leiria-Fátima

O Bispo de Leiria-Fátima diz estar com o "coração cheio de alegria e gratidão" pela eleição do Papa Leão XIV, sublinhando ser sempre um "momento emocionante" assistir ao fumo branco sair da chaminé da Capela Sistina, anunciado que a "Igreja tem um novo pastor".

D. José Ornelas diz que a escolha do nome faz os fiéis sonhar com um pontificado "marcado pela atenção aos mais frágeis e pela promoção da justiça social", um "tema bem caro à herança que nos deixa o Papa Francisco".

Conferência Episcopal Portuguesa

A Conferência Episcopal Portuguesa manifestou "imensa alegria" pela eleição do Papa Leão XIV, pedindo que o pontificado se concentre na "unidade da diversidade" para uma Igreja "renovada e missionária, lado dos migrantes, dos pobres, dos mais frágeis e dos marginalizados".

"Neste mundo tão sedento de amor e misericórdia, estamos certos de que o Santo Padre (...) contribuirá para o diálogo inter-religioso e para o diálogo com a sociedade, na construção de pontes ao serviço da fraternidade para a busca de caminhos de paz e justiça, oferecendo à humanidade renovadas centelhas de esperança."

As reações em todo o mundo

Donald Trump - Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou o primeiro Papa norte-americano, o cardeal Robert Francis Prevost, nomeado pelo conclave como sucessor de Francisco.

"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.
"Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

Volodymyr Zelensky - Presidente da Ucrânia

O Presidente ucraniano saudou o Papa Leão XVI, esperando que o novo chefe da Igreja Católica apoie "moral e espiritualmente" a Ucrânia a "restabelecer a justiça e alcançar uma paz duradoura" com a Rússia.

"A Ucrânia aprecia profundamente a posição consistente da Santa Sé em prol do respeito pelo direito internacional, condenando da agressão militar da Federação Russa à Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes", acrescentou Volodymyr Zelensky, numa mensagem publicada na rede social X.

Vladimir Putin - Presidente da Rússia

O Presidente russo felicitou, esta quarta-feira, o novo Papa Leão XIV, de origem norte-americana, e afirmou estar certo que será mantida uma cooperação construtiva entre Moscovo e o Vaticano.

"Estou certo que o diálogo construtivo e a interação estabelecida entre a Rússia e o Vaticano vão continuar a desenvolver-se na base dos valores cristãos que nos unem", disse Vladimir Putin, numa mensagem de felicitações divulgada pelo Kremlin (presidência).

União Europeia (UE)

A União Europeia (UE) felicitouo novo Papa, Leão XIV, e disse esperar que seja uma voz "no palco global" e que o pontificado seja "guiado pela sabedoria e força" para "promover valores comuns".

"Felicitamos sinceramente a Sua Santidade Leão XIV pela sua eleição enquanto Papa e líder da Igreja Católica", disseram em comunicado conjunto os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.

A UE disse esperar que o pontificado de Leão XIV seja "guiado pela sabedoria e força", enquanto lidera a "comunidade católica e inspira o mundo através do seu compromisso com a paz e o diálogo".

Isaac Herzog - Presidente de Israel

O Presidente de Israel afirmou esperar estreitar relações entre o seu país e a Igreja Católica, após a eleição do novo Papa, o norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV.

"Aspiramos a reforçar as relações entre Israel e a Santa Sé, bem como a amizade entre judeus e cristãos na Terra Santa e em todo o mundo", declarou Isaac Herzog num comunicado.

Ex-presidentes dos EUA: Barack Obama e Joe Biden

Os ex-presidentes norte-americanos Barack Obama e Joe Biden saudaram a eleição do seu compatriota Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, desejando-lhe êxito no cargo.

"Este é um dia histórico para os Estados Unidos e rezamos [por Leão XIV] ao começar o seu trabalho sagrado de dirigir a Igreja Caólica e ser um exemplo para tanta gente, independentemente da sua fé", disse Barack Obama nas redes sociais.

Barack Obama dirigiu também as felicitações da sua mulher, Michelle Obama, a um "compatriota de Chicago", cidade onde o casal tem uma residência.

O ex-presidente católico Joe Biden e a sua mulher, Jill Biden, também desejaram êxito ao novo Papa.

"Que Deus abençoe o Papa Leão XIV. Jill e eu felicitamo-lo e desejamos-lhe muito êxito", disse Biden na rede social X.

António Guterres - Secretário-geral da ONU

Num comunicado oficial após a eleição do sucessor do Papa Francisco, António Guterres felicitou o norte-americano Robert Prevost pela eleição como novo Papa, assim como felicitou os católicos de todo o mundo por este momento histórico.

O líder da ONU frisou que a eleição de um novo Papa é um momento de profundo significado espiritual para milhões de fiéis em todo o mundo e "ocorre num momento de grandes desafios globais", em que o "mundo precisa das vozes mais fortes em prol da paz, da justiça social, da dignidade humana e da compaixão"

Benjamin Netanyahu - Primeiro-ministro de Israel

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu ao novo Papa, Leão XIV, que traga "esperança e reconciliação entre todos os crentes".

"Felicidades ao Papa Leão XIV e à comunidade católica mundial. Desejo ao primeiro Papa dos Estados Unidos êxito e que traga esperança e reconciliação entre todos os crentes", disse Netanyahu num comunicado divulgado pelo seu gabinete.

Dina Boluarte - Presidente do Peru

A Presidente do Peru, Dina Boluarte, assinalou que a nacionalidade peruana do cardeal Robert Prevost, nascido há 69 anos em Chicago e escolhido como novo Papa, é "uma expressão do seu profundo amor" pelo país sul-americano.

"Tornou-se cidadão peruano em 2015 como expressão do seu profundo amor pelo Peru, país onde dedicou grande parte da sua vida religiosa a servir os mais pobres. Nas nossas terras, semeou esperança, caminhou ao lado dos mais necessitados e partilhou as alegrias do nosso povo", declarou Dina Boluarte sobre a escolha do antigo bispo de Chiclayo, que adotou o nome Leão XIV.

Num discurso televisivo, a chefe de Estado destacou a celebração de "um momento histórico para o Peru e para o mundo" com a eleição de Robert Prevost, "cidadão peruano por opção e coração" e que foi vice-presidente da conferência episcopal deste país.

Nas primeiras palavras após a sua eleição, o novo pontífice enviou, a partir da varanda da Basílica de São Pedro, uma saudação em espanhol para a sua "amada diocese de Chiclayo", no Peru.

Boluarte assinalou que este momento "marca não só a primeira vez que um norte-americano subiu ao trono de São Pedro, mas também a primeira vez que um peruano, com mais de 20 anos de serviço" no seu país, lidera a Igreja Católica.

[Última atualização às 23:38]

- Com Lusa

Últimas