Frente a frente, de olhos nos olhos, Zelensky e Trump encontraram-se este sábado de manhã, momentos antes do funeral do Papa Francisco dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Conversações que, segundo o porta-voz do presidente ucraniano, foram “muito produtivas”.
No Primeiro Jornal da SIC, o embaixador António Martins da Cruz, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, diz que espera que “o espírito e a memória do Papa Francisco tenham inspirado esta conversa”.
“Nós estamos numa altura muito importante para as negociações de paz na Ucrânia, em que, aliás, a Igreja Católica, a Santa Sé, por influência e instruções do Papa Francisco, tentou ser mediador. Eu espero que a memória do Papa possa ter inspirado aquela conversa extraordinária, como é que se aproveita a ocasião, e seguramente o protocolo do Vaticano contribuiu para isso, eles poderem falar na Basílica de São Pedro.
“É realmente uma fotografia extraordinária que ficará para a história das negociações de paz da Ucrânia”, frisou
O Padre Pedro Rosa Sousa, que quando a fotografia foi divulgada comentava a emissão especial da SIC Notícias, diz que o momento “parecia uma confissão”.
“Nós, quando estávamos em direto e estávamos a ver esta fotografia, estávamos a perceber que havia ali, realmente, parecia uma confissão. Sentimos que isso só pode ser sinal deste legado que o Papa Francisco deixou e que mostra que, apesar do Papa morrer, continua a Igreja a acontecer e aquilo que o Papa deixou, pois, está visível. E, por isso, este é um sinal de esperança. É, talvez, uma conversa Todos indicam que foi boa conversa, pois é um sinal de que há uma continuidade neste caminho e que o Papa, mesmo estando morto, há ainda algo que o Papa está a fazer, promover a paz”.
A reunião durou 15 minutos e aconteceu dentro da Basílica de São Pedro. As fotografias, divulgadas pelo gabinete de Zelensky, mostram os dois líderes sentados frente a frente, sem assessores por perto.
Nas imagens, publicadas pela agência Reuters, é possível ver, já no fim da reunião, Donald Trump e Zelensky a trocarem palavras e cumprimentos com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o britânico, Keir Starmer.