Papa Francisco

Papa Francisco tem longo historial de problemas de saúde

Nos últimos cinco anos, o Papa foi internado quatro vezes por problemas respiratórios, uma hérnia e foi operado ao cólon.

Sofia Cordeiro Coelho

Com 88 anos, o Papa Francisco tem um longo historial de problemas de saúde. Nos últimos cinco anos, foi internado quatro vezes devido a problemas respiratórios, uma hérnia e foi ainda operado ao intestino.

Por causa de uma infeção respiratória grave, com apenas 21 anos, Jorge Bergolio ficou sem parte de um pulmão.

Agora, com uma idade mais avançada e depois de vários internamentos e complicações, os problemas de saúde do Santo Padre, sobretudo os respiratórios, são sempre motivo de preocupação.

Em 2021 foi submetido a uma cirurgia ao cólon por causa de um problema de saúde que lhe causava dor e inchaço na barriga.Foram-lhe removidos 33 centímetros do colón.

As dores obrigaram o Santo Padre a cancelar visitas a outros países. Em março do ano seguinte voltou ao hospital Gemeli
devido a problemas respiratórios. Mas dois meses depois Francisco volta a ser internado para a segunda cirurgia abdominal em dois anos.

Ficou no hospital nove dias depois da operação a uma hérnia. Dois meses depois estava em Portugal na Jornada Mundial da Juventude. Meses depois, uma inflamação nos pulmões volta a limitar os passos e a força do Papa.

Esteve parado durante duas semanas, mas rapidamente voltou ao ativo, com muitas limitações.

No final do ano passado uma queda no quarto deixou marcas. Não sofreu fraturas mas a partir daí tornaram-se cada vez mais frequentes as imagens de Francisco na cadeira de rodas ou a caminhar com dificuldade e com a ajuda de uma begala.

Últimas