O Partido Socialista (PS) a 5 de setembro, Chega, Livre e Iniciativa Liberal (IL) no dia 3, PCP a 10. O Governo confirma que convocou a oposição para conversas no Parlamento.
O pretexto é o Orçamento do Estado para o ano que vem, mas o Governo tem outras prioridades para os encontros. Há quatro temas sensíveis na agenda, a começar pelas alterações à Lei dos Estrangeiros e Lei da Nacionalidade, travadas pelo Tribunal Constitucional, mas que o Governo pretende voltar a discutir.
O diploma para a junção de freguesias também será retomado e à conversa será ainda chamada a posição portuguesa sobre o conflito em território palestiniano.
O futuro Orçamento do Estado, para já, não passa de uma parte menor. José Luís Carneiro, o secretário-geral do PS, que continua a percorrer o país pela rota da Estrada Nacional 2, já fez saber que a redução do IRC tem de chegar ao interior.
O Governo admite este ano mais disponibilidade para ceder nas negociações do orçamento. Uma forma de chutar para o fim uma palavra feita para antecipar o que aí vem.