Orçamento do Estado

Orçamento do Estado: próximos dias podem ser de boas notícias para a Função Pública (e não só)

Já deverá haver pouco por decidir no Orçamento do Estado para 2023. E, com uma maioria parlamentar que dá como garantida a aprovação do Orçamento, também não deverá haver a agitação de outros anos.

Sofia Cordeiro Coelho

O Governo esteve esta quinta-feira reunido para finalizar o Orçamento do Estado para o próximo ano. O documento só deverá ser aprovado no sábado, três dias antes da entrega no Parlamento. Esta sexta-feira, o ministro das Finanças apresentará as linhas gerais aos partidos, apesar de não precisar de fazer cedências para ver o Orçamento aprovado.

Antes de entregar o documento ao Parlamento, na terça-feira, o Executivo liderado por António Costa vai reunir, mais uma vez, com os sindicatos da Função Pública para fixar o valor do aumento salarial para o próximo ano.

Nas reuniões anteriores, já tinha ficado decidido que a subida do salário seria, no máximo, de 52 euros para todos os trabalhadores do Estado. No entanto, o Governo vai rever a proposta depois de o primeiro-ministro ter admitido que o salário mínimo nacional pode aumentar mais do que estava previsto.

As negociações com os sindicatos decorrem esta sexta-feira. O Orçamento do Estado para 2024 vai ter votação final global na Assembleia da República em 29 de novembro.

Últimas