Orçamento do Estado

Catarina Martins afirma que OE 2022 “não responde às necessidades do ensino”

A líder do Bloco do Esquerda aponta falhas que são necessárias resolver antes do novo ano letivo.

Catarina Martins diz que é preciso combater a falta de professores em Portugal. Durante uma visita a uma escola em Sesimbra, a líder do Bloco de Esquerda diz que o Orçamento do Estado não responde às necessidades do sistema de ensino e aponta que há falhas a resolver antes do arranque do próximo ano letivo.

“Eu sei o que é uma crise na escola: é a falta de professores. E sei que há um orçamento que não responde [a essa crise] quando não é capaz de garantir que todas as crianças e jovens deste país têm os professores que precisam nas mais diversas disciplinas. Eu não sei o que é uma crise orçamental, mas sei que é uma crise nas escolas quando há crianças a terem aulas em pavilhões onde nenhum de nós queria passar mais de 30 minutos. E eles passam o dia todo”, disse Catarina Martins.

Para a líder do Bloco de Esquerda, é preciso “investimento nas escolas” porque “as escolas são o futuro deste país”. “E não nos podemos resignar a que metade das crianças deste país fiquem sem professores a uma ou mais disciplinas nos próximos anos”, acrescenta.

Saiba mais:

Últimas