Ano em revista

Escolha as figuras e os acontecimentos do ano

O final de mais um ano representa um período de balanço e retrospetiva. Desafiamo-lo a escolher as figuras e os acontecimentos que marcaram 2022, nos panoramas nacional e internacional e no desporto.

SIC Notícias

Figura do Ano - Nacional

2022 começou com a maioria absoluta do PS de António Costa. Um Governo que, em agosto, perdeu um dos seus principais rostos: o da ministra da Saúde, Marta Temido. Um setor que, além de um novo ministro, passou a ter um CEO, com Fernando Araújo a assumir a direção executiva do SNS.

No PCP, Jerónimo de Sousa deixou o cargo de secretário-geral 18 anos depois. Para o cargo entrou Paulo Raimundo.

No panorama cultural, Marcelino Sambé voltou a dar cartas como bailarino principal da Royal Ballet de Londres e foi distinguido com o prémio Personalidade do Ano, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

A carregar…

Acontecimento do Ano - Nacional

A carregar…

Figura do Ano - Internacional

É impossível falar em 2022 sem mencionar a guerra na Ucrânia. O conflito marcou o último ano no panorama global, com Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin em polos opostos. No Brasil, Lula da Silva destronou Bolsonaro e regressou à Presidência 12 anos depois.

No Irão, o último trimestre testemunhou uma escalada de tensão e violência nas ruas, na sequência da morte, a 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma jovem curda de apenas 22 anos, presa em Teerão pela polícia moral por ter alegadamente violado um código de vestuário que exige que as mulheres usem o hijab. Terá sido espancada até à morte, apesar de o regime iraniano defender que o falecimento se deveu a uma doença cerebral.

No centro das atenções esteve também o multimilionário Elon Musk. O dono da Tesla comprou o Twitter, no negócio mais mediático do ano, mas já veio admitir deixar a liderança da empresa quando “encontrar alguém doido o suficiente para o cargo”. Pelo meio, perdeu o estatuto de homem mais rico do mundo para o francês Bernard Arnault.

A carregar…

Acontecimento do Ano - Internacional

A carregar…

DESPORTO

Figura Nacional do Ano

O atletismo aglomerou alguns dos principais feitos dos desportistas portugueses ao longo de 2022, com destaque para os títulos mundial e europeu de Pedro Pichardo no triplo salto, a prata de Auriol Dongmo nos Europeus de Munique e a consagração de Lenine Cunha como melhor atleta do mundo com deficiência intelectual, uma distinção atribuída pela Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual a uma carreira de elevado prestígio, abrilhantada pela conquista de 228 medalhas em competições internacionais.

No skate, o prodígio Gustavo Ribeiro sagrou-se campeão do mundo e Fernando Pimenta reforçou o estatuto de melhor canoísta português de todos os tempos: entre Campeonatos da Europa, Mundiais de maratonas e Taças do Mundo, foram 13 as medalhas internacionais conquistadas pelo atleta de Ponte de Lima ao longo de 2022. Aos 33 anos, viveu uma das melhores temporadas da carreira.

A carregar…

Acontecimento Nacional do Ano

No futebol, o FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 30.ª vez e chegou ao fim uma era na Seleção Nacional, com a saída de Fernando Santos do cargo de selecionador após a eliminação de Portugal nos “quartos” do Campeonato do Mundo, às custas de Marrocos.

Destaque também para os títulos mundial e europeu de Pedro Pichardo, para o bicampeonato europeu de Portugal no futsal - que se reafirmou como potência maior da modalidade - e para os títulos de Marta Paço (segundo consecutivo) e Camilo Abdula nos Mundiais de surf adaptado.

A carregar…

Figura Internacional do Ano

No Mundial do Qatar, Lionel Messi foi rei e comandou a Argentina à conquista do terceiro título de campeão. Um ano que também foi dourado para o avançado francês Karim Benzema, premiado com a Bola de Ouro atribuída pela revista France Football.

A temporada desportiva ficou também marcada pelo adeus à Fórmula 1 de um tetracampeão mundial: o alemão Sebastian Vettel, que brilhou dentro e fora das pistas, ao desempenhar um papel ativo na defesa de diversas causas sociais e humanas.

No ciclismo, o belga Remco Evenepoel voltou a provar ser figura de proa da modalidade, ao vencer, entre outras corridas, a Vuelta e os Mundiais de estrada. Já no ténis, Rafael Nadal, em mais uma prova de superação sobrehumana, fez história ao conquistar o Open da Austrália e tornar-se o primeiro tenista a vencer 21 torneios do Grand Slam.

A carregar…

Acontecimento Internacional do Ano

Do primeiro Campeonato do Mundo disputado em novembro e dezembro à conturbada saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United, não faltaram eventos marcantes no panorama futebolístico ao longo do ano. O Real Madrid venceu, pela 14.ª vez, a Liga dos Campeões e José Mourinho comandou a Roma à conquista da Liga Conferência, tornando-se o primeiro (e único) treinador a vencer os três títulos europeus de clubes: Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.

Em 2022, o ténis despediu-se de dois dos mais talentosos ícones da história da modalidade: Serena Williams e Roger Federer.

A carregar…

Últimas