Um coala curioso apareceu numa estação ferroviária australiana na madrugada de passada sexta-feira, para alegria dos passageiros. As autoridades foram alertadas para a presença do animal, que passeou pela estação indiferente à chegada da polícia. Veja o vídeo.
O coala subiu e desceu as escadas, investigou o elevador e contornou a plataforma antes que a polícia de Nova Gales do Sul chegasse à estação ferroviária a sudoeste de Sydney.
Um alerta foi emitido para os maquinistas dos comboios que se aproximavam do local, para que diminuíssem a velocidade ao passar pela estação devido à presença do coala.
Depois de uma perseguição policial pela estação, o coala trepou a cerca, pulou para o mato do outro lado e deu por terminada a exploração.
Coala, espécie ameaçada
Em 2022, a Austrália classificou oficialmente os coalas, que habitam grande parte da costa oriental do país, como “ameaçados”. Os marsupiais têm sido vítimas dos incêndios florestais, limpeza de terrenos, seca e doenças.
O Ministério do Ambiente australiano classificou estas populações de coalas como “ameaçadas” para lhes dar um nível de proteção mais elevado em Nova Gales do Sul, no Território da Capital Australiana e em Queensland.
De acordo com os ambientalistas, a população de coalas entrou em colapso em grande parte do leste da Austrália nos últimos 20 anos e o animal está à beira da extinção nestas áreas.