Mundo dos Animais

Multidão emocionada despede-se de Fu Bao, a primeira panda-gigante nascida na Coreia do Sul

Nem a chuva intensa travou a enorme multidão que quis dizer adeus à panda-gigante que, em quatro anos, conquistou o coração de muitos sul-coreanos. Fu Bao parte agora para a China, país que passa a ser a sua nova casa.

Lee Jin-man

SIC Notícias

Centenas de sul-coreanos marcaram presença na cerimónia de despedida de Fu Bao, a panda-gigante que é uma celebridade no país e que agora parte para a China.

Quatro anos depois de ter nascido no parque temático Everland, localizado nos arredores de Seul, a superestrela do reino animal está a caminho do país vizinho para desgosto de muitos cidadãos sul-coreanos.

Multidão emocionada acompanhou a partida de Fu Bao

Esta quarta-feira, debaixo de uma chuva intensa, um camião climatizado e personalizado com a fotografia de Fu Bao levou a panda-gigante para o aeroporto de Incheon, onde irá a ser transportada para Wolong, na província chinesa de Sichuan. O momento em que o veículo abandonou o parque foi acompanhado por centenas de sul-coreanos.

Muitos deles não esconderam a emoção e, pelas imensas imagens difundidas por vários meios de comunicação internacionais, é possível perceber o clima de consternação que acompanhou todo o momento.

Pais de Fu Bao chegaram à Coreia do Sul em 2016

Mas o que levou a que a pequena fêmea se tornasse numa celebridade? Pois bem, Fu Bao foi a primeira panda gigante nascida na Coreia do Sul, na cidade de Yongin, em julho de 2020. Os pais da superestrela, a fêmea Ai Bao, de 10 anos, e o macho Le Bao, de 11 anos, chegaram em 2016 à Coreia do Sul provenientes da China, no âmbito da “diplomacia panda”, explica a Reuters.

Esta política permite que a China envie pandas-gigantes para outros países, não perdendo com isso os direitos sobre os animais e as respetivas crias.

O parque Everlast mostrou a adorada panda pela última vez ao público há um mês, no dia 3 de março. Também aí, milhares de pessoas fizeram fila para se despedirem da jovem fêmea.

A nova casa do animal que junta multidões será o Centro de Conservação e Investigação do Panda-Gigante da China, em Wolong, onde vivem 30 exemplares da sua espécie.

Últimas