Mundo dos Animais

Símbolo nacional da Suíça, São Bernardo tem um novo papel

Os cães São Bernardo são conhecidos por ajudarem em resgates nos Alpes, mas agora estão a contribuir para salvar pessoas de uma forma diferente.

SIC Notícias

Símbolo nacional na Suíça, o São Bernardo é conhecido por ajudar em resgates nos Alpes. Atualmente, estes cães estão a desempenhar um novo papel de apoio terapêutico e educacional. Esta raça está a ajudar pessoas mais vulneráveis em várias instituições, como explica Andrea Zollinger, porta-voz da Fundação Barry, uma organização sem fins lucrativos que, em 2005, assumiu a criação de cães da raça São Bernardo.

"Já não trabalham como cães de resgate porque são muito grandes. Agora, utilizam-se cães menores para serem transportados em helicópteros nos locais de intervenção. O São Bernardo hoje é uma raça que atua na frente social, em hospitais, em lares de idosos. Ajudam pessoas em terapia, com crianças e prisioneiros. Eles fazem maravilhas", diz Andrea Zollinger.

No canil St. Bernard, a Fundação Barry ajuda na transição para o novo papel. Os cães São Bernardo são treinados para ajudar pessoas mais vulneráveis, também indivíduos com transtornos do espectro do autismo, assim como outras necessidades especiais.

No canil mais antigo do mundo, nas montanhas suíças, a Fundação Barry promove a multiplicação da raça São Bernardo. A 28 de agosto, nasceram mais sete crias, cinco fêmeas e dois machos.

Atualmente, estes cães já participam anualmente em cerca de 600 projetos em toda a Suíça. O trabalho que desenvolvem é um precioso auxiliar de médicos e profissionais de saúde na reabilitação psicossomática e psicossocial.

Últimas