Investigadores descobriram que as orcas criam os sons mais altos do reino animal e, aparentemente, está tudo no nariz.
Há muito que é um mistério como é que golfinhos, orcas, baleias e cachalotes produzem uma variedade de sons. Sabe-se agora que está tudo no nariz.
Os animais criam sons altos para a ecolocalização - o processo de localização de presas através de ondas sonoras - e também impulsos e sons mais suaves para comunicarem, segundo os investigadores citados pela Sky News.
Os cientistas dizem que o som é criado por um sistema de ar no nariz, semelhante ao diafragma do ser humano.
O estudo, que foi publicado na revista Science, revelou também que esta explosão de som movida pelo ar é uma forma de orcas localizarem as presas em águas profundas.
Produzem os sons mais altos do reino animal
"As orcas fazem os sons mais altos do reino animal, forçando o ar altamente pressurizado a passar por estruturas chamadas lábios fónicos no seu nariz", explicou o investigador, Peter Madsen.
O estudo revelou que os sons produzidos funcionavam em diferentes registos vocais como a voz humana, mas as baleias desenvolveram um novo conjunto de fontes sonoras.
Os investigadores usaram o vídeo de um endoscópio para imaginar os lábios fónicos em golfinhos e "durante o curso da evolução, as orcas perderam as suas pregas vocais, mas desenvolveram um novo conjunto de fontes sonoras no nariz", acrescentou o investigador.