Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, anunciou, esta sexta-feira, que não irá demitir-se por causa do beijo à jogador a Jenni Hermoso. O comentador da SIC Olivier Bonamici diz que é uma “vergonha” ver que há pessoas a aplaudir a decisão Rubiales e sublinha que, no machismo, há uma tendência do agressor se transformar “numa vítima”.
“Há aqui uma tendência mundial, os agressores não reconhecem o seu alegado crime. E no machismo sempre há a ideia de transformar o agressor numa vítima. Sempre”, afirma Oliveira Bonamici.
O comentador considera que o beijo dado por Luis Rubiales à jogadora, nas celebrações da vitória do mundial feminino, reflete uma “divisão que há em Espanha”: “ao mesmo tempo é um país conservador (…) e também há muita importância dada aos direitos das mulheres”.
“É interessante ver, estas duas Espanhas, e Rubiales é uma parte da Espanha.”
A FIFA abriu um processo disciplinar contra Rubiales, alegando que a atitude do presidente da Federação Espanhola de Futebol constitui “violação do artigo 13º”, que diz respeito ao respeito pelas Leis do Jogo e os estatutos da FIFA.