Mercado de transferências

Transferência de Galeno falhou, de quem é a culpa? FC Porto não tem dúvidas

Galeno vai continuar a ser jogador do FC Porto, depois de ter sido uma das figuras deste mercado de transferências. Os dragões acreditam que para este desfecho muito terá contribuído Domingos Soares de Oliveira.

SIC Notícias

Galeno esteve com um pé fora do FC Porto, mas o negócio de 50 milhões de euros com o Al Ittihad, da Arábia Saudita, não se concretizou. Os dragões culpam o antigo administrador benfiquista Domingos Soares de Oliveira pelo fracasso na transferência.

Os dragões teriam garantido um encaixe de 50 milhões de euros, que poderia subir com mais valias de uma eventual futura transferência de Galeno. O jogador, internacional brasileiro, ia ganhar 6,5 milhões de euros por ano.

O FC Porto recebeu a oferta do Al Ittihad na manhã de segunda-feira, aceitou a proposta e dispensou o jogador para exames médicos e outros assuntos que tivesse de resolver, mas terá sido o último contacto entre os dois clubes.

Galeno esteve todo o dia a aguardar por uma chamada que fizesse avançar o negócio. Tinha um avião privado à espera, mas o certo é que tanto empresários como dirigentes da SAD portista não tiveram mais contacto com o clube saudita.

Com o aproximar do encerramento do mercado de transferências, o FC Porto emitiu um comunicado sobre a transferência falhada de Galeno.

Os dragões acreditam que para este desfecho muito terá contribuído Domingos Soares de Oliveira, antigo administrador da SAD do Benfica e agora dirigente do Al Ittihad.

Na Arábia Saudita, as transferências com valores elevados têm de ser autorizadas pelo Fundo de Investimento Público e, só depois, o organismo decide onde vai colocar o jogador. Domingos Soares de Oliveira e o diretor desportivo da equipa de Jeddah vetaram a contratação de Galeno, optando por um jogador neerlandês que custou metade do preço.

Últimas