Legionella

Surto de legionella causa mais dois mortos

O surto de legionella causou mais dois mortos, um no Hospital de Vila Franca de Xira e outro no Hospital Santa Maria, em Lisboa. Sobe assim para sete o número total de vítimas mortais da doença em Portugal, na sequência do surto que atinge três freguesias do concelho de Vila Franca de Xira.ATUALIZAÇÃO: As autoridades de saúde apenas confirmam seis mortes na sequência do surto de Vila Franca de Xira. Ao contrário do que foi noticiado anteriormente, ainda não há confirmação oficial de que o homem que morreu esta manhã no Hospital de Santa Maria esteja relacionado com o surto.

Os resultados das amostras recolhidas nas torres de refrigeração da empresa ADP Fertilizantes ainda não são conhecidos. A inspeção extraordinária foi pedida pelo Ministério do Ambiente para averiguar se houve crime ambiental.


Desde sexta-feira até ontem tinham sido registados e confirmados 278 casos de pessoas infetadas com a bactéria legionella, responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave.

 

Sete pessoas já morreram devido a esta bactéria, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.


Últimas