Sem carros, apenas com reforço policial e funcionários a montar ecrãs para a transmissão da cerimónia de abertura da Jornada Mundial da Juventude. É uma imagem atípica da Avenida de Liberdade, em Lisboa, na manhã desta terça-feira e que se vai repetir nos próximos dias, devido às restrições na circulação.
Também já foram cortados todos os acessos à zona vermelha, em redor do Parque Eduardo VII, onde decorrem vários dos eventos principais. Nos próximos dias, não é permitido circular de automóvel entre o Parque Eduardo VII e a Baixa de Lisboa.
“A maior preocupação está nas restrições da zona vermelha, sobretudo providenciar alternativas confiáveis às pessoas que se deparam com os cortes de trânsito e que necessitam de chegar a determinado tipo de pontos”, destaca o subcomissário da PSP Leandro Berenguer.
Esta terça-feira, na quinta e na sexta-feira há restrição absoluta à circulação rodoviária no Terreiro do Paço, Restauradores, Avenida da Liberdade e Parque Eduardo VII.
Também a zona amarela - Campolide, Cais do Sodré e Santa Apolónia - tem fortes restrições previstas. Os residentes e os trabalhadores devem circular com uma declaração, sendo que todas as exceções serão avaliadas pelas autoridades.
As estações de Metro do Marquês de Pombal, de Picoas e da Avenida estão também encerradas até à madrugada de quarta-feira.