Jornada Mundial da Juventude

Símbolos da JMJ chegaram ao Parque Tejo de barco

Na embarcação "Vala Real" vinham cerca de 10 homens e mulheres com trajes tradicionais de pescador. Símbolos foram transportados a pé por peregrinos até ao altar-palco.

SIC Notícias

Lusa

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram este sábado de barco ao Parque Tejo.

Numa embarcação tradicional portuguesa, os símbolos da JMJ - Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani - chegaram à margem do rio Tejo pelas 18:00, em hora de maré cheia.

Na embarcação "Vala Real", da Câmara Municipal da Azambuja, vinham cerca de uma dezena de homens e mulheres com trajes tradicionais de pescador.

Os símbolos foram transportados a pé por peregrinos até ao altar-palco, num percurso que durou meia-hora, e após terem sido colocados muitos aplaudiram.

A Cruz, de madeira e com 3,8 metros de altura, foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, tendo já percorrido cinco continentes e a quase 90 países.

Já o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o menino nos braços, tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura.

Esta iniciativa, da responsabilidade do Apostolado do Mar, quer homenagear e dar a conhecer as embarcações típicas das povoações que se situam na beira-rio do Tejo.

Além desta embarcação vinham outras em procissão, numa alusão às tradicionais procissões marítimas de embarcações ornamentadas feitas ao longo da costa portuguesa em honra de Nossa Senhora.

Últimas