O encontro do Papa Francisco, no domingo, com voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no passeio Marítimo de Algés, no concelho de Oeiras, vai obrigar a vários cortes e condicionamentos de trânsito, informou esta sexta-feira a Câmara Municipal.
De acordo com o programa oficial da JMJ, o Papa irá deslocar-se no domingo, pelas 16:30, ao Passeio Marítimo de Algés para ali se encontrar com cerca de 30 mil voluntários, naquela que será a última iniciativa de Francisco em Portugal, antes de regressar ao Vaticano.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, informa o percurso para a passagem do Papa e os condicionamentos de trânsito previstos.
Os cortes de trânsito irão ocorrer:
- na Avenida Marginal (EN6), em ambos os sentidos, desde o nó com a Nacional 6-3 (Alto da Boa Viagem) até à Avenida da Índia, com desvio para a Rua Damião de Góis
- no IC 17 CRIL, em ambos os sentidos, sendo que, no sentido norte-sul, estará cortado desde a saída para Miraflores, na Avenida Pierre Coubertin, junto ao Parque Técnico/Praça da Maratona do Jamor, até ao cruzamento com a Estrada da Costa;
- Estrada da Costa, entre o cruzamento com a Avenida Pierre Coubertin e a Faculdade de Motricidade Humana, a Rua João Chagas, entre o entroncamento com a Rua Dr. Mário Charrua e a Alameda Hermano Patrone, a Avenida General Norton de Matos e a Avenida Bombeiros Voluntários de Algés.
Irão ainda verificar-se condicionamentos de trânsito:
- na Calçada Conde Tomar;
- na Rua Dr. Archer de Lima;
- Rua Mata de São Mateus;
- Rua da Piedade;
- Rua Ernesto da Silva;
- Rua Doutor Manuel de Arriaga;
- Calçada do Rio;
- Estrada Romeiras;
- Rua Damião de Góis; e,
- artérias adjacentes.
Como alternativa à Avenida Marginal (Lisboa-Cascais), as autoridades aconselham a Avenida Dom Vasco da Gama e a A5 e, no sentido oposto, a EN6, a EN3, a A5 e a A9.
O percurso previsto para a passagem do Papa Francisco, a partir das 15:00, é a Avenida General Norton de Matos (rotunda da Água e a Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés), a rotunda (antiga praça de touros de Algés), o terminal rodoviário e o terrapleno de Algés.
A Câmara de Oeiras refere ainda no comunicado que, quem quiser ir ver o Papa, pode ainda optar pela rotunda da saída da CRIL/Rotunda do Instituto Português do Mar e da Atmosfera - IPMA, na Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho, junto ao Restaurante Siesta e à praia de Algés.
O Papa está desde quarta-feira em Portugal para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), onde são esperadas mais de um milhão de pessoas.
Em Lisboa, as principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.