Jornada Mundial da Juventude

Ourém prepara grande operação para visita do Papa a Fátima

No concelho de Ourém ultima-se a grande operação para a vinda do Papa a Fátima. O Município espera um forte retorno económico com a realização do evento.

SIC Notícias

Em Ourém estão já hospedados milhares de jovens para a Jornada Mundial da Juventude. Numa altura em que está montado um forte dispositivo para receber cerca de meio milhão de peregrinos nos dias 4 e 5 de Agosto.

“Envolve não só, muitos recursos humanos do município, como muitos recursos humanos que tivemos de subcontratar através de empresas para que as coisas pudessem estar em condições. Estou a falar de montagem de WC's portáteis, instalação de duches, balneários públicos para que as pessoas possam ter maior comodidade.", disse Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém.

No total, a autarquia de Ourém vai investir cerca de meio milhão de euros para garantir toda a logística.

Nos próximos dias são esperados milhares de visitantes em Ourém, dos vários pontos dos globo. Prevê-se assim, um forte retorno económico, nomeadamente nas áreas da restauração e da hotelaria.

Apesar da forte procura na hotelaria, em Fátima ainda há oferta, que está com cerca de 80% de ocupação, algo “expectável” nesta altura do ano.

Este é um evento onde se espera que o retorno não seja imediato.

“O que se verifica normalmente, é que sempre que existe uma visita Papal, os anos seguintes são anos que registam mais peregrinos e mais peregrinações estrangeiras. Portanto, em termos de contabilidade, se calhar não conseguimos aferir o que poderá ser este ano. Mas certamente, daquilo que é a promoção do Santuário de Fátima e da mensagem, normalmente, traz dividendos nos anos seguintes.”, disse Pedro Mato, hoteleiro.

Esta será a sétima visita de um Papa ao Santuário de Fátima. Para a associação empresarial de Ourém o retorno financeiro está garantido.

“São 500 mil jovens a passarem em Fátima e se cada um deles na sua alimentação, nas suas deslocações, tiver um consumo de 35 euros, isso reflete-se logo em 17 milhões e meio de despesa efetuada neste território.”, explicou Purificação Pereira Reis, da Acisco.

Além do retorno económico, é esperada uma forte projeção mediática. No total estão acreditados para o Santuário de Fátima mais de 1000 jornalistas de 25 países diferentes.

Últimas