Jornada Mundial da Juventude

“Habemus pasta”: Bordalo II estende ‘passadeira da vergonha’ ao Papa

Uma passadeira composta por imagens de notas de 500 euros para receber o Papa Francisco no altar-palco. Uma “walk of shame” em crítica aos milhões de euros gastos com a Jornada Mundial da Juventude.

Carolina Botelho Pinto

Numa crítica aos milhões de euros gastos na organização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, o artista plástico português Bordalo II partilha a mais recente obra da sua autoria, intitulada “Walk of Shame”.

Nas redes sociais, o artista plástico divulgou um vídeo em que estende esta ‘passadeira da vergonha’ - composta por imagens de notas de 500 euros - no altar-palco do Parque Tejo, que vai receber o Papa Francisco.

“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana. Habemus Pasta”, escreve.

A JMJ arranca a 1 de agosto, em Lisboa, e a sua organização tem sido marcada por várias polémicas, desde o custo do evento, passando pelo perdão de penas e até pelas alegadas tentativas de "ocultar situações de pobreza".

Últimas