A Jornada Mundial da Juventude só arranca oficialmente na próxima semana, mas milhares de peregrinos já começam a chegar a Lisboa. Daqui seguem para outras zonas do país, onde decorrem por estes dias várias iniciativas relacionadas com a Jornada.
Um grupo de peregrinos canadianos está pela primeira vez em Portugal. Entre os 130 jovens, está Nimet, de 18 anos, que conta que queria "experienciar este tipo de evento, onde muitas pessoas vêm apenas para louvar a Deus".
Grupos participam em atividades das dioceses
Chegaram sete dias antes do arranque da Jornada, em Lisboa, mas pela capital, por agora, estão apenas de passagem. Vão participar em iniciativas organizadas pelas dioceses de vários pontos do país e só regressam na próxima semana.
O grupo de Nimat segue de autocarro para Portimão e o de Elisabeth e Julia, outras duas peregrinas que chegaram a Portugal, vai para o Porto.
Eduardo Santos, um padre brasileiro que vive no Canadá, chegou a Portugal com um grupo de 20 jovens depois de cinco horas de autocarro, ainda no país, oito horas de voo até Lisboa e pela frente terão mais três horas de autocarro, até ao Porto.
Peregrinos não sabem onde vão dormir
Outros 200 jovens chegaram de Itália e revelam que ainda não sabem onde vão dormir, nem estão preocupados. Agora vão até Fátima e regressam na terça-feira, para o arranque oficial da Jornada.
Por estes dias, em Lisboa, são esperados mais de um milhão de jovens.