Os utilizadores do Facebook e do Instagram que não queiram ceder os dados para treinar os modelos de inteligência artificial da Meta têm de se opor ao uso dos mesmos. É que esta terça-feira a Meta vai dar início ao programa de treino da Meta AI.
O que está em causa?
A Meta anunciou, em abril, que vai usar as informações públicas dos utilizadores adultos da União Europeia para treinar a sua ferramenta de IA, a Meta AI.
Entre as informações que vão ser usadas estão estão publicações, fotografias, legendas, comentários, pedidos e perguntas enviadas através das aplicações.
"Vamos utilizar as tuas interações com as funcionalidades de IA na Meta e as tuas informações públicas, como publicações e comentários de contas de pessoas com 18 anos ou mais, com base em interesses legítimos.”
Se é utilizador do Facebook ou do Instagram, deverá ter recebido um e-mail a comunicar esta alteração, mas saiba que poderá opor-se ao uso dos seus dados para este fim.
Como posso recusar que os meus dados sejam usados?
Para bloquear o acesso da Meta aos seus dados deve entrar na aplicação (Facebook ou Instagram), aceder ao Centro de Privacidade, e selecionar a opção "direito à oposição".
Pode também fazê-lo através desta ligação.
"Se a tua oposição for aceite, não vamos utilizar as tuas interações com as funcionalidades de IA da Meta nem as tuas informações públicas", diz a empresa.
No entanto, mesmo que se oponha ao uso dos seus dados, a empresa pode sempre usar informações que apareçam em qualquer local, como, por exemplo, numa imagem partilhada publicamente.