O Facebook e o Instagram vão passar a usar os conteúdos publicados pelos utilizadores para treinar os seus produtos de Inteligência Artificial (IA).
O que vai mudar?
A partir de 26 de junho, Instagram e Facebook vão utilizar publicações, fotografias, legendas, comentários e stories de todos os utilizadores maiores de idade para “desenvolver e melhorar” a Inteligência Artificial.
A Meta - dona do Instagram e Facebook - está confiante que esta abordagem está em conformidade com as leis de privacidade, mas a decisão está a gerar polémica entre utilizadores. A Noyb, uma ONG dedicada aos direitos digitais, fala em “abuso” e já apresentou queixas a 11 autoridades de proteção de dados na Europa.
Para além da implementação da controversa nova política, também a forma que os utilizadores têm de a recusar está a gerar críticas. É necessário preencher um formulário a explicar o porquê de recusar estas alterações, mas o processo não é fácil.
Como posso pedir para ficar de fora?
O processo é diferente para cada plataforma, mas a base é a mesma: terá de preencher um formulário em que explica o porquê de não querer que os seus dados sejam usados para treinar a Inteligência Artificial.
Como fazê-lo no Facebook:
- Entre na sua conta através de um computador
- Clique na fotografia de perfil e, a seguir, em “Definições e privacidade”
- Clique em Definições
- Na barra lateral, desça até “Padrões de comunidade e políticas legais” e clique nas políticas de privacidade
Assim que o fizer, verá a seguinte mensagem no topo do ecrã que o informa das alterações a ser implementadas:
“Estamos a atualizar a nossa Política de Privacidade, incluindo a forma como usamos as tuas informações para a IA na Meta. Sabe mais sobre o teu direito de oposição à forma como as tuas informações são usadas para estes fins. As atualizações vão entrar em vigor a 26 de junho de 2024.”
Nesta mensagem, verá um link sobre as palavras “direito à oposição”. É nele que deve clicar para ter acesso ao formulário a preencher.
Como fazê-lo no Instagram:
- Através da aplicação, vá ao seu perfil e nas três barras no canto superior direito do ecrã
- Desça até à zona de “Mais informação e apoio” e clique em “Sobre”
- Clique na Política de Privacidade
- Clique em direito de oposição
A partir daqui, o processo é idêntico ao do Facebook. Verá um formulário onde terá de inserir o seu país de residência, o e-mail e explicar de que forma “este processo o afeta”. No final, basta clicar em “Enviar”.
Nos Estados Unidos, há utilizadores que reportam ter recebido uma resposta negativa ao seu direito de oposição, mas se estiver na União Europeia pode (e deve) mencionar o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).
Mesmo que o utilizador se oponha com sucesso, a Meta informa que pode continuar a usar algumas informações para os seus produtos de IA. Como? Por exemplo se o utilizador aparecer numa imagem partilhada por outra pessoa publicamente.