Inteligência Artificial

Google pondera cobrar por pesquisas com inteligência artificial

Engenheiros estão a trabalhar em novas ferramentas de pesquisa, mas tudo indica que os utilizadores vão ter de pagar para as usar.

Anadolu/Getty Imagens

Carolina Rico

A Google está a ponderar cobrar uma taxa por novas funcionalidades de pesquisa com inteligência artificial.

A notícia é avançada pelo Financial Times, que cita fontes próximas do projeto. Se avançar, esta será a primeira vez que um dos principais produtos da Google passará a ser pago.

o motor de busca tradicional continuará a ser gratuito para todos os utilizadores, mantendo os anúncios nas páginas de pesquisa, garantem as mesmas fontes.

Os engenheiros já estão a trabalhar nestas novas ferramentas de pesquisa com inteligência artificial, mas os executivos ainda não decidiram se, ou quando, vão lançar o serviço.

À SIC, um porta-voz da Google em Portugal diz que não há "nada para anunciar neste momento.”

“Não estamos a trabalhar nem a considerar uma experiência de pesquisa sem anúncios. Tal como já fizemos muitas vezes, vamos continuar a desenvolver novas funcionalidades e serviços premium para melhorar as nossas ofertas de subscrição na Google.”

A Alphabet está a apostar cada vez mais em serviços de inteligência artificial e já implementou um serviço de subscrição para aceder ao Gemini Advanced, a versão premium da ferramenta de inteligência artificial generativa concorrente do Chat GPT, da OpenIA.

"Durante anos, reinventamos a Pesquisa para ajudar as pessoas a aceder à informação da maneira que lhes seja mais natural. Através das nossas experiência de IA generativa na Pesquisa já respondemos a milhares de milhões de consultas e estamos a ver um crescimento positivo das consultas na Pesquisa em todos os nossos principais mercados. Continuamos a melhorar, de uma forma célere, o produto para atender às novas necessidades dos utilizadores”, afirma a Google Portugal.

Notícia atualizada às 7h46 de dia 5 de maio com reação da Google Portugal

Últimas