Insólitos

O que são as bonecas Labubu? Confrontos entre fãs levam à suspensão das vendas no Reino Unido

Há uma nova obsessão a dominar as redes sociais: as bonecas Labubu. Estas figuras tornaram-se tão cobiçadas que levaram fãs a acampar à porta de lojas e obrigaram a marca Pop Mart a suspender temporariamente as vendas no Reino Unido, devido a confrontos entre clientes.

As bonecas Labubu são figuras colecionáveis feitas de vinil e peluche, criadas pelo designer de Hong Kong Kasing Lung, em colaboração com a marca chinesa Pop Mart.
REDE SOCIAL X / POP MART

Mariana Jerónimo

Depois da febre dos “bebés Reborn” — que ainda continua — surgiu uma nova moda viral nas redes sociais. A Pop Mart, fabricante das populares bonecas Labubu, figuras colecionáveis feitas de vinil e peluche, retirou temporariamente os brinquedos de 16 lojas no Reino Unido após relatos de confrontos entre clientes.

As bonecas Labubu, criadas pelo artista Kasing Lung, em 2015, e promovidas por celebridades como Rihanna, Dua Lipa, bem como Rosé e Lisa do grupo de K-pop BLACKPINK, tornaram-se acessórios de moda populares e uma verdadeira tendência nas redes sociais — com especial destaque no TikTok.

A escassez de stock gerou conflitos entre os fãs, havendo até quem acampasse à porta das lojas desde madrugada para garantir a compra.

"As pessoas estavam a gritar, basicamente a dizer que já não havia Labubus. Cheguei mesmo a assistir a uma luta entre um trabalhador e um cliente", afirmou à BBC Victoria Calvert, uma fã que se encontrava na loja.

Marca chinesa suspende venda

Em declarações à BBC, a marca chinesa afirmou ter suspendido a venda destas bonecas para “prevenir qualquer possível problema de segurança”.

Ainda assim, a Pop Mart garantiu que a venda deverá ser retomada no próximo mês de junho e que estavam a trabalhar num "novo mecanismo de lançamento que seja melhor estruturado e mais equitativo para todos os envolvidos".

Segundo a página portuguesa da Pop Mart, estas figuras podem custar entre 15 e várias centenas de euros, consoante a edição e a raridade.

Últimas