Incêndios em Portugal

Incêndio em Aljezur "orientado pelo vento", trabalho de rescaldo poderá ser "demorado"

Em entrevista à SIC Notícias, o especialista da Proteção Civil André Morais reforçou a importância de os cidadãos estarem atentos e informados, não apenas sobre as condições do incêndio, mas também sobre o uso responsável do fogo e medidas preventivas.

SIC Notícias

O incêndio que deflagrou, este domingo, em Aljezur continua a exigir esforços intensivos das autoridades. Em declarações à SIC Notícias, o especialista da Proteção Civil André Morais alertou que as próximas horas poderão trazer novas dificuldades, devido às condições meteorológicas desfavoráveis ao combate das chamas.

De acordo com André Morais, "este é um incêndio que está muito orientado pelo vento, o que vai fazer com que todo o trabalho de rescaldo e consolidação seja demorado e que a cabeça de incêndio seja combatida por meios aéreos e por meios terrestres".

O especialista advertiu que, apesar do rescaldo em várias áreas já dominadas, as projeções do fogo podem continuar devido ao vento.

"Não podemos baixar a guarda"

André Morais reforçou a importância de os cidadãos estarem atentos e informados, não apenas sobre as condições do incêndio, mas também sobre o uso responsável do fogo e medidas preventivas.

"Temos sempre aquela ideia que já ardeu tudo, porque já estamos em setembro. A temperatura é muito baixa em alguns sítios, as condições são propícias para podermos voltar a fazer trabalhos efetivos. Por isso, a próxima semana é importante que as pessoas percebam que não podemos baixar a guarda naquilo que são as nossas funções enquanto cidadania ativa", salientou.
Últimas