Incêndios em Portugal

Galinhas, galos, coelhos e máquinas: Cidália e o marido perderam quase tudo e arriscaram vida para tentar salvar os animais

Os prejuízos no concelho de Arouca rondam os 10 milhões de euros. O ministro da Economia e Coesão esteve no terreno e prometeu um mecanismo de apoio "muito ágil" de "pequenos agricultores".

SIC Notícias

O ministro da Economia e Coesão diz que o Governo vai criar um linha de apoio aos agricultores e empresas afetadas pelos incêndios. Manuel Castro Almeida adianta que o mecanismo vai cobrir prejuízos abaixo dos 10 mil euros. Só no concelho de Arouca os estragos são avaliados em 10 milhões de euros.

Galinhas, galos, coelhos, máquinas agrícolas. Num ápice, Cidália e o marido perderam quase tudo.

Na tentativa de salvar os animais, ia ficando presa no meio das chamas.

A aldeia de Vila Viçosa, em Arouca, esteve 48 horas cercada pelas chamas.

O campo sintético do Clube de Vila Viçosa, rodeado por eucaliptos, era a mais recente alegria da aldeia. Tinha sido inaugurado no sábado passado.

O irmão de Maximina tentou controlar as chamas com o sistema de rega, mas a aldeia ficou sem água e sem eletricidade. O que não se queimou derreteu com o calor.

Os prejuízos no concelho rondam os 10 milhões de euros.

O ministro da Economia e Coesão promete um mecanismo de apoio "muito ágil" aos pequenos agricultores, na ordem de menos dos 10 mil euros. O ministro não se compromete com mais.

Últimas