A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aumentou o nível de prontidão de meios contra incêndios nas regiões Norte e Centro e nas subregiões do Médio Tejo e Alto Alentejo, anunciou esta segunda-feira o adjunto presidente do organismo.
Devido ao aumento das temperaturas e à intensidade do vento, "a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil definiu aumentar o seu estado de prontidão para nível 3 para toda a região Norte, região Centro, para a subregião do Médio Tejo, [da região] de Lisboa e Vale do Tejo, e para [a subregião do] Alto Alentejo, da região do Alentejo", precisou, em conferência de imprensa, um dos adjuntos de operações da ANEPC, Carlos Pereira.
No restante território nacional, mantém-se o nível 2 de prontidão, acrescentou.
Nos próximos dias, a previsão aponta para um aumento das temperaturas e mais vento, uma conjugação que agrava de forma significativa o risco de incêndio.
Esta segunda-feira, mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão em perigo máximo de incêndio.