As chamas chegaram durante a noite desta terça-feira aos Passadiços do Paiva, em Arouca. O cenário verde foi substituído pelo laranja do fogo que atingiu parte do troço de madeira. Nas imagens vê-se que o caminho está agora interdito devido à destruição da passagem.
O fogo esteve mesmo lado a lado com a ponte 516 Arouca, uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo. O local foi inaugurado em 2021 e recebe visitantes de várias partes do mundo. Embora nessa zona não haja risco habitacional, a autarquia diz que o combate ao restante incêndio está "sem meios" suficientes e é "inglório".
O fogo neste concelho está a lavrar desde as 23:00 de terça-feira, sendo que ao fim da manhã desta quarta-feira envolvia o trabalho de cerca de 100 operacionais, apoiados por 25 veículos.
Mais de 60 mil hectares ardidos
Sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam 47.376 hectares.
O Governo já declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.