Incêndios em Portugal

"A noite foi terrível": as imagens impressionantes do incêndio em Gondomar

Esta madrugada foi “terrível” e hoje o dia começou de forma “dramática”, foi assim que o autarca de Gondomar descreveu o incêndio, aproveitando para pedir mais ajuda. Os bombeiros estão exaustos, oito ficaram feridos e um deles encontra-se em estado grave. Veja as imagens impressionantes captadas durante esta noite em que o fogo não deu tréguas. As fotografias são da autoria do repórter de imagem da SIC, Rui Caria.

SIC Notícias

O presidente da Câmara de Gondomar apelou, nesta quarta-feira, às autoridades para que disponibilizem mais meios para combater o incêndio que lavra no concelho desde segunda-feira, afirmando que “já não há bombeiros para substituir os que estão exaustos no terreno”

"A noite foi terrível, as populações foram inexcedíveis e os bombeiros foram incansáveis, mas é um dia que começa dramático", sobretudo na zona sul do concelho, em Melres, com uma frente ativa "a evoluir para o parque de campismo, que será evacuado", disse o autarca.

No total, há a registar oito bombeiros feridos, seis na segunda-feira e dois na terça-feira, um deles em estado grave, que continua hospitalizado.
Ainda segundo os dados disponibilizados, "não há desalojados nem perdas de primeiras habitações".

"Contudo, há registo de danos em estruturas anexas e armazéns de apoio e em duas oficinas, em Jovim", acrescenta.

“Nós precisamos de ajuda”

"Tenho muitos anos disto e nunca nos vimos tão entregues a nós próprios, tão sozinhos, no sentido coletivo. A população está a ajudar e estamos a tentar controlá-lo", sublinhou.

Por enquanto, "não há quaisquer danos em habitação, mas há muitos danos em alfaias agrícolas, armazéns de apoio e oficinas, na zona de Jovim, que arderam".

O autarca insistiu no apelo:

"Precisamos de sete ou oito aviões, neste momento o que temos são dois aviões ligeiros para ajudar quem está no terreno e precisamos também de rendição de quem está no terreno. As corporações não têm mais bombeiros para render. E estão desesperados".

Em comunicado, a autarquia refere que "as autoridades estão a gerir a situação com todos os meios disponíveis: 215 operacionais; 58 viaturas; dois meios aéreos".

Foram realizadas evacuações preventivas em Covelo, Jancido (Foz do Sousa), e Branzelo (Melres).

Risco elevado de novos incêndios

Em relação à circulação rodoviária no concelho, a câmara refere que "está cortada a A41 entre Medas e Aguiar de Sousa e a A43 entre Gondomar e A41. Registam-se constrangimentos em vários arruamentos do concelho, que condicionam a circulação viária".

Acrescenta que se mantém "o risco elevado de novos incêndios até amanhã, quinta-feira, dia 19, devido às condições meteorológicas, com ventos fortes que dificultam o combate e aumentam o risco de reacendimentos em zonas já controladas".

Veja, ao minuto, as últimas atualizações sobre os incêndios

Últimas