Incêndios em Portugal

Ajuda no combate aos fogos: dois aviões Canadair italianos a caminho de Portugal

As imagens da partida das aeronaves do Aeroporto Ciampino, em Roma, foram divulgadas pela agência ENEX. Veja o vídeo do momento.

SIC Notícias

Duas aeronaves Canadair CL415 da frota aérea dos bombeiros nacionais italianos partiram esta manhã do Aeroporto Ciampino, em Roma, para ajudar no combate aos incêndios florestais em Portugal.

Os aviões, identificados como CAN 27 e CAN 31, saíram pouco depois das 9:00 locais e dirigem-se para a Base Aérea de Monte Real, em Leiria. A sua missão é apoiar o combate a incêndios no distrito de Aveiro, concretamente no concelho de Sever Do Vouga.

A colaboração destas aeronaves vindas de Itália integra os recursos rescEU-IT do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. A bordo dos Canadairs estão quatro tripulantes (oito pilotos no total), quatro técnicos e os equipamentos necessários à operação.

Dois aviões Canadair de Espanha chegaram ontem a Portugal para combater os incêndios que lavram no país, também ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

De acordo com a Proteção Civil, também Grécia e França enviam dois aviões Canadair cada, totalizando oito meios aéreos de auxílio aos fogos em Portugal através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Últimas