Guerra Rússia-Ucrânia

"A Ucrânia, para continuar a guerra em 2026, precisa de mais de 101 mil milhões de euros"

Coronel Mendes Dias analisa os últimos desenvolvimentos no conflito russo-ucraniano e os acordos firmados por Trump no Reino Unido para a reconstrução da Ucrânia.

Carlos Mendes Dias

Na análise do Coronel Mendes Dias, a visita de Donald Trump ao Reino Unido ficou marcada por um acordo de 40 mil milhões de dólares em inteligência artificial, computação quântica e energia nuclear, mas também pelo anúncio de um fundo de 75 milhões para a reconstrução da Ucrânia.

"É tornar operacional aquilo que se falou há meses, este fundo para a Ucrânia. O objetivo é ter implementado três projetos até ao final de 2026. E estamos a falar na área da energia, das infraestruturas e de alguns minerais críticos".

Mas, segundo o Coronel Mendes Dias, a Ucrânia enfrenta um enorme desafio: garantir mais de 100 mil milhões de euros para manter o esforço de guerra até 2026.

"A Ucrânia, para continuar a guerra em 2026, precisa de mais de 101 mil milhões de euros. Metade ainda se consegue fazer do orçamento de Estado ucraniano, mas a outra metade… terá que ser alguém”.

Estes são alguns dos temas analisados pelo coronel Carlos Mendes Dias esta quinta-feira na antena da SIC Notícias.

Últimas