O Presidente da Ucrânia denunciou que a Rússia está a reforçar as suas tropas na região ocupada de Zaporijia, preparando uma possível ofensiva no sul do país. Movimentações estratégicas russas em tempos de negociações para um possível fim da guerra.
Na antena da SIC Notícias, o coronel Carlos Mendes Dias faz uma análise sobre a situação vivida nas últimas 48 horas onde houve “alguns progressos russos, mas também contra ataques de sucesso do lado dos ucranianos”.
“Esta última noite, em continuação de outras atividades, houve ataques russos, é certo… os tais 574 drones, diz a Força Aérea Ucraniana com empenhamento com sucesso, isto é, intercetados 545 e 40 mísseis (...) e onde? bem aqui na zona protegida pelo sistema carpático, isto é, as montanhas dos Cárpatos”, explica.
Sobre as acusações de Kiev feitas a Moscovo, o coronel explica que estas movimentações não vêm de agora.
"Temos que ver o seguinte, não podemos esquecer o passado (..) há duas ou três semanas, se não estou em erro, dissemos que havia sinais de concentração de tropa russa na zona de Zaporijia (...) Portanto, não é agora. É uma coisa que já estaria e agora o Presidente Zelensky, vem verbalizar isso, que já estaria há algum tempo. Nós não transferimos forças assim, em 24 horas estão lá, sem conhecer o terreno, sem treinar, sem policiar”.
Este é um dos temas analisados pelo coronel Carlos Mendes Dias esta quinta-feira na antena da SIC Notícias.