Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky diz que Rússia tem plano para atacar países da NATO

"Putin só pensa na guerra (...) Enquanto matar, ele sobrevive politicamente", diz Volodymyr Zelensky, que não vê qualquer sinal da Rússia no sentido de terminar o conflito na Ucrânia. O Presidente ucraniano encontra-se esta quarta-feira com Donald Trump.

SIC Notícias

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou esta quarta-feira, em Haia, onde está a decorrer a cimeira da NATO, que Vladimir Putin está a planear novos ataques em países da Aliança Atlântica.

"Putin só pensa na guerra, é um facto. Talvez ele ligue a sua própria sobrevivência política à capacidade de continuar a matar. Enquanto matar, ele vive - e os nossos serviços secretos confirmaram-no. A Rússia está mesmo a planear novas operações militares em território da NATO".

Para Zelensky, “não há sinais de que Putin queira acabar com a guerra na Ucrânia”, já que o país “rejeita todas as propostas de paz, incluindo as dos Estados Unidos da América”.

Zelensky e Trump reunidos

Volodymyr Zelensky vai encontrar-se esta quarta-feira com o seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cimeira da NATO. O Presidente ucraniano deverá pedir mais sanções de Washington contra Moscovo e a aquisição de armamento dos EUA.

A reunião entre Zelensky e Trump será a primeira formal desde que o líder ucraniano esteve na Casa Branca, em fevereiro. Na altura, os dois presidentes discutiram e Zelensky foi acusado por Trump de estar a prolongar o conflito com a Rússia.

Últimas