O coronel Carlos Mendes Dias, comentador da SIC, diz que em 24 horas houve 1200 baixas na guerra na Ucrânia "para cada lado". No Explicador da SIC Notícias, refere ainda que o primeiro-ministro britânico está a tentar constituir uma força de manutenção da paz.
O Reino Unido, através do seu primeiro-ministro, diz ter apresentado um plano para enviar 10 mil militares para a Ucrânia. "O responsável britânico está a tentar procurar constituir uma força de manutenção de paz para estágio superior", afirma.
"Uma força de manutenção de paz precisa que a circunstância no terreno seja isso: de paz, não é para ir para a guerra."
Em relação à situação no terreno, adianta que nas últimas 24 horas houve 1.200 baixas "para cada lado". No campo de batalha, entre o cessar e o não cessar-fogo, fogo continua a haver.
"Passa-se muitas coisas nos diferentes níveis. Está-se a tratar de tudo ao mesmo tempo", indica o coronel.
São alguns dos temas que merecem análise no habitual explicador do Jornal do Dia, por volta das 13:45, com o coronel Carlos Mendes Dias.