Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky destaca "heroísmo" do povo ucraniano no terceiro aniversário do conflito

Num vídeo partilhado nas redes socias, o Presidente diz que este período ficou marcado pelo “apoio e ajuda” dos cidadãos do país em prol da defesa do território. 

SIC Notícias

O Presidente ucraniano, VolodymyrZelensky, saúda a "resistência" e o “heroísmo” ucraniano no terceiro aniversário da invasão russa. 

Num vídeo partilhado nas redes sociais, o chefe de Estado da Ucrânia mostra a vida dos ucranianos nas linhas da frente do conflito e nas atividades diárias durante os três anos de guerra. 

No vídeo, o Presidente diz que este período ficou marcado pelo “apoio e ajuda” dos cidadãos do país em prol da defesa do território. 

“Obrigado por permanecerem juntos estes três anos na defesa do nosso país e do nosso povo. Obrigado por cada batalha que a Ucrânia ganhou. Obrigado por todas as posições que nós, ucranianos, assegurámos. Obrigado pela vossa contribuição para o nosso futuro partilhado”, aponta. 

Zelensky não esquece os soldados ucranianos e agradece “a sua coragem”, dizendo que são “os melhores do mundo”. 

"Três anos de uma guerra em grande escala é muito tempo, mas o povo ucraniano defendeu o seu direito à independência e a um Estado próprio. Obrigado a todos pelo vosso apoio, afirma."

Costa e von der Leyen em Kiev

Esta segunda-feira, os líderes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, António Costa, encontram-se Kiev, onde irão manifestar apoio à Ucrânia e ao Presidente por ocasião do terceiro aniversário do conflito. 

Apesar de não estar disponível o roteiro que von der Leyen e Costa farão em Kiev, é expectável que ocorra um encontro com o Presidente ucraniano e uma cerimónia para homenagear os militares e a população civil que morreram nos últimos três anos. 

Últimas