Guerra Rússia-Ucrânia

Imagens de três anos da invasão da Ucrânia

O dia 24 de fevereiro assinala o terceiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia. O conflito causou destruição no território ucraniano e mortes de milhares de cidadãos e de soldados de ambos os lados.

SIC Notícias

Assinalam-se três anos desde que o Presidente da Rússia Vladimir Putin declarou o início de uma “operação militar” na Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022. As consequências humanitárias e económicas são devastadoras.

De acordo com a Human Rights Watch, entre fevereiro de 2022 e novembro de 2024, foram registradas 12.162 mortes de civis e 26.919 feridos na Ucrânia. Além disso, pelo menos 6,7 milhões de ucranianos saíram do país, enquanto milhões permanecem deslocados internamente.

As infraestruturas da Ucrânia sofreram danos significativos: estima-se que mais da metade da capacidade de geração de energia do país tenha sido destruída ou ocupada por forças russas. Entre outubro de 2022 e setembro de 2024, mais de mil ataques russos atingiram instalações energéticas, resultando em apagões generalizados e afetando serviços essenciais. 

Além disso, a destruição de instalações industriais, como minas de carvão e fábricas de aço, especialmente nas regiões de Donetsk e Luhansk, comprometeu a produção nacional.

Últimas