A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz que para haver um acordo de paz, os interesses russos têm de ser salvaguardados e garante que o país está aberto a negociações.
"Estamos abertos a negociações, e estamos prontos a considerar iniciativas realistas e não politizadas. O fundamental, aqui, é ter em conta os interesses do nosso país, a situação atual no terreno e as garantias de cumprimento de tais acordos", disse Maria Zakharova, esta quinta-feira.
Estas declarações surgem um dia depois se saber que o Presidente russo, Vladimir Putin, está disponível para discutir um possível cessar-fogo com o Presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump.
A informação foi avançada pela agência Reuters, que falou com cinco fontes do Kremlin, que preferem manter-se no anonimato.
As fontes garantem que Putin está disposto a discutir o cessar-fogo, mas adiantam que o Presidente russo não fará “grandes” concessões territoriais e que continuará a exigir que Kiev abandone as ambições de se juntar à NATO.