Guerra Rússia-Ucrânia

Putin vai faltar à cimeira do G20 no Brasil mas fala em "ótima amizade" com Lula

O Presidente da Rússia tem um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. Por isso, o Brasil seria obrigado a prende-lo no momento em que chegasse a solo brasileiro. Ainda assim, Putin diz que Moscovo podia acordar com Brasília uma forma de contornar o mandado.

SIC Notícias

O Presidente da Rússia não vai à cimeira do G20, que se realiza em novembro no Brasil. Vladimir Putin diz que a presença iria prejudicar os trabalhos e vai enviar um representante.

O líder russo tem um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. Por isso, o Brasil seria obrigado a prende-lo no momento em que chegasse a solo brasileiro.

Desde março, altura em que foi lançado o mandado de captura do TPI, que não viaja para todos os países e tem falhado reuniões internacionais.

Ainda assim, Putin diz que Moscovo podia acordar com Brasília uma forma de contornar o mandado.

"Decisões deste tipo são muito fáceis de contornar, muito fáceis mesmo. Basta assinar um acordo intergovernamental e a jurisdição do TPI será limitada. Temos relações muito boas, fiáveis e estáveis com o Brasil, há muitos anos, décadas. Portanto, podemos assinar um acordo intergovernamental, que ninguém será colocado numa posição difícil e o assunto fica encerrado (...). Tenho ótimas relações de amizade com o Presidente Lula. Mas porque é que eu haveria de lá ir especificamente para perturbar o trabalho normal deste fórum?".

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, já tinha garantido que homólogo russo, Vladimir Putin, não será detido se participar na cimeira do G20, que se realizará no Rio de Janeiro.

Últimas