O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai marcar presença esta quinta-feira na cimeira europeia em Bruxelas, onde será assinado um acordo sobre os "compromissos de segurança" da União Europeia (UE) para com a Ucrânia, revelou a presidência francesa.
"O Presidente Zelensky estará presente na abertura do Conselho Europeu para a discussão sobre a Ucrânia e, em particular, sobre a questão dos compromissos de segurança", explicou a presidência francesa.
O Palácio Eliseu lembrou que o bloco comunitário tem os seus próprios "compromissos de segurança" para ajudar Kiev contra a Rússia, além de acordos bilaterais de vários estados membros, incluindo Portugal.
Segundo responsáveis europeus, um acordo sobre estas garantias de segurança da UE foi aprovado pelos 27 Estados-membros e deverá ser assinado na quinta-feira.
Na rede social X (antigo Twitter), o Presidente da Ucrânia anunciou que o país a iniciou oficialmente as negociações de adesão com a União Europeia.
Um projeto do texto consultado pela agência France-Presse (AFP) indica que a UE irá procurar continuar a financiar o fornecimento de armas a Kiev, manter a formação de soldados ucranianos e intensificar os esforços para fortalecer a indústria de defesa do país invadido pela Rússia. Mas não inclui quaisquer compromissos concretos para nova ajuda da UE.
Tal como acontece com outros pactos, uma cláusula estipula que a UE consultaria a Ucrânia no prazo de 24 horas em caso de "futura agressão" por parte da Rússia.
Com Lusa